Diana Botelho Vieira
![]() |
Diana Botelho Vieira nasceu na ilha de São Miguel em 1984. Estudou piano com Irina Semenova (Conservatório Regional de Ponta Delgada), Alexei Eremine (Academia Nacional Superior de Orquestra), e Ludmila Lazar (Chicago College of Performing Arts – Roosevelt University). Apresentou-se como solista aos 16 anos com a Orquestra de Câmara do Conservatório Regional de Ponta Delgada sob a direcção de Yuri Pankiv e, em 2007 com a Orquestra Académica Metropolitana e maestro Jean-Marc Burfin nos Dias da Música do Centro Cultural de Belém.
Foi laureada no Prémio Jovens Músicos – RDP Antena 2 na categoria Piano com o 3º Prémio, sendo também detentora do Búzio Revelação (Expresso das 9) e Prémio Cultura (Correio dos Açores).
|
Deu recitais em Portugal, Açores, Chicago, Boston, Washington/DC e no Ecuador. Tocou ainda em festivais tais como Summer Institute for Contemporary Performance Practice (Boston), PianoFest (Chicago), Embassy Series – Uniting People Through Musical Diplomacy (Washington/DC), Meadowmount School of Music (Nova Iorque), Festival Ibérico de Badajoz, Dias da Música no CCB, e Temporada Artística dos Açores. Participou em Master Classes onde tocou para Vladimir Viardo, Helena Sá e Costa, Martin Katz, Sequeira Costa, entre outros.
Presentemente é Professora de Piano e Coordenadora da Classe de Piano do Conservatório de Lisboa (Carnide). Já leccionou em Chicago (DePaul University Community Music Division, Christopher Laughlin Music School e People’s Music School), no Departamento de Música da Universidade de Évora como Assistente Convidada de 2012 a 2016, e na Escola de Música do Conservatório Nacional no ano lectivo 2015/2016.
Estreou obras para piano solo e de música de câmara de compositores como Brett Madsen, Parisa Sabet e Sérgio Azevedo.
Foi também protagonista no documentário “Bravo” (RTP) e participou na série documental da RTP “Portugueses pelo mundo – Chicago”.
+info: www.dianabotelhovieira.com

